Xadrez brasileiro no Youtube

A comunidade enxadrística brasileira na internet tem migrado de conteúdos quase que exclusivamente baseados em blogs e fanpages no Facebook para o formato audiovisual, que permite maior dinamismo, maior envolvimento com o público e traz o potencial de atrair milhares de pessoas para o xadrez. Há tempos que se sentia a carência de grandes canais de partidas, táticas, finais etc, que são abundantes em espanhol e inglês, feito por brasileiros.
Com efeito, já temos hoje canais como o Xadrez Brasil, do Rafael Leite, que superam em números de inscritos um canal internacional famoso como o Power Play Chess, do GM Daniel King. Não vai demorar até alcançarmos no país canais com mais inscritos que o MatoJelic (+150 mil) ou até mesmo o aparentemente inalcançável canal do Agadmator (+400 mil).
O interessante nesse espaço no YouTube é que mesmo os grandes mestres brasileiros como Krikor Mekhitarian (+22 mil) Evandro Barbosa (+17 mil) e Rafael Leitão (+7 mil) disputam a audiência com nomes que sustentam menor ELO FIDE, mas que têm conseguido boa presença online, como o Rafael Leite, citado acima, e o Renan Araújo (+48 mil). Apesar de ainda ser um canal relativamente pequeno, vale a pena citar o trabalho da jovem Beatriz Ibrahim, (+ 1 mil) que com certeza é enorme estímulo para a prática do xadrez por cada vez mais mulheres.
Enquanto que os grandes nomes são conhecidos por muitos de nós, é interessante saber mais sobre aqueles antes pouco conhecidos que agora galgam seu espaço falando com muita propriedade e zelo do nosso querido jogo.
Entrei em contato com alguns dos canais citados acima convidando os responsáveis para uma entrevista curta, de modo a divulgar um pouco mais sobre eles e seus canais no YouTube. Alguns já responderam e em breve as entrevistas serão publicadas aqui conforme as respostas cheguem.
Será que esqueci de algum canal interessante? Deixe sua sugestão nos comentários.

3 comentários em “Xadrez brasileiro no Youtube”

  1. Aprendi a jogar com 9 anos de idade, ao 14 anos fui campeão regional do Butantã (campeonato entre as escolas), li alguns livros, ganhei várias partidas no site chess.com, treino bastante no aplicativo; recentemente comecei a escrever um blog sobre xadrez, considero o xadrez um ótimo passa tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *