LQI fez quatro anos de existência!

Em 2010, decidi que tinha chegado o momento de (finalmente) voltar a me dedicar ao Xadrez. Aquela decisão implicava, entre outras coisas, fazer exercícios de tática, estudar partidas comentadas em livros, relembrar e atualizar o repertório de aberturas e, claro, jogar torneios.

No decorrer dos primeiros torneios, senti a necessidade de criar um espaço para mostrar as partidas que estava jogando, para que alguns amigos pudessem vê-las e opinar sobre a qualidade dos meus lances sobre o tabuleiro. Lembro de ter tido essa ideia ao ler o excelente (e hoje inativo) blog do GM Krikor.

Assim, em 31/5/2010, nascia o blog Lances Quase Inocentes (LQI) com a despretensiosa primeira postagem: Algumas partidas recentes (que até hoje só teve 10 acessos, pois foi divulgado só para algumas pessoas). A explicação para o nome do blog pode ser vista aqui.

O entusiasmo foi crescendo quando fui conseguindo minha pontuação FIDE, o que me motivou a escrever bastante sobre o tema. Por exemplo:

 
Com o tempo, o LQI passou a dar informações sobre torneios na cidade de Natal (RN) e Fortaleza (CE), principalmente. Algumas vezes comentava sobre grandes eventos internacionais, campeonato brasileiro absoluto, informações sobre onde jogar Xadrez na cidade de Natal, compilação mensal dos ratings FIDE e CBX dos jogadores do RN etc.

Ao longo desses quatro anos, houve uma inevitável mudança de planos na esfera pessoal, e novo afastamento do Xadrez competitivo. Então, voltei a uma abordagem mais extensiva do jogo, que teve impacto no blog. Por exemplo, eu descontinuei o lado mais utilitário do LQI, pois demandava muito tempo e exigia que eu estivesse em dias com todos os torneios. Felizmente, as informações sobre o Xadrez local continuam sendo atualizadas em outros sites e blogs excelentes como: Xadrez PotiguarBlog Xadrez Potiguar (onde se publica mensalmente o ranking do RN com base nos ratings FIDE e CBX), Blog do NEMBlog Xadrez Natalense e Academia Damasceno de Xadrez.

 
Assim, o LQI ficou mais livre para exercer seu lado ‘ideias e divagações variadas’ e tratou até mesmo da Mega Sena da Virada!
 
O LQI sempre foi, também, um canal onde eu podia falar do que mais me impressiona na história do Xadrez. Em especial, a postagem sobre a lendária série de vinte vitórias consecutivas de Bobby Fischer no seu caminho até o título mundial foi uma das que mais gostei de escrever, e é até hoje a mais visualizada do LQI. Mais recentemente, está em andamento meu projeto sobre as posições mais famosas da história do nosso amado jogo.
 
Nesses quatro anos, foram 232 postagens, em sua totalidade autorais, sempre citando de onde as informações foram retiradas ou consultadas. Algumas delas eu gostaria de destacar, seja pelo prazer que tive em escrevê-las, seja pela repercussão obtida:
 

 

Como o Xadrez, o LQI já faz parte da minha vida, e, nesse ritmo “devagar se vai ao longe”, continuarei postando estes textos, assim como quem faz, na vida e no tabuleiro, uma sucessão de lances, nem sempre inocentes!
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *