Escudeiro de Caíssa em novo formato

Capa Escudeiro de Caíssa Ebook

O excelente livro do nosso amigo Fernando Melo está disponível agora em formato e-book para o leitor Kindle.

Reino de Caíssa é uma obra que nos conta momentos marcantes da história de Bobby Fischer como grande campeão e ídolo do xadrez, bem como do amor do autor pelo mestre e pelo jogo.

Versao em papel (Blog Reino de Caíssa)

O livro existe na versão em papel e agora alcança uma maior audiência potencial com a adoção do novo formato.

Livros digitais vieram para ficar, com e-readers cada vez melhores, com maior autonomia de bateria, em breve com opção de cores na tela e-ink e com aplicativos gratuitos para celular que já permitem a reprodução de conteúdo colorido.

Assim, parabenizo o autor pela iniciativa, emriquecendo nossa literatura nacional (e nordestina) sobre o xadrez.

Sinopse:

Neste livro sobre o Robert James Fischer, ou Bobby Fischer, como ele se tornou conhecido e idolatrado, o leitor não vai encontrar passagens exaustivas sobre a vida do genial enxadrista americano. Nota-se com facilidade que não foi o propósito de Fernando Melo escrever uma biografia completa do saudoso ex-campeão mundial. A obra está perfeitamente delimitada naqueles que, para o autor, foram os momentos mais intensos da carreira enxadrística de Fischer, com ênfase no seu significado para o xadrez e não nas suas idiossincrasias ou personalidade polêmica.

Sob alguns títulos bem criativos, os capítulos retomam a campanha do americano em todos os torneios de relevo de que participou, amparados em uma investigação de cunho jornalístico, que buscou contribuições de alguns dos principais autores sobre Fischer.

Com números que realçam os seus feitos, reprodução de comentários de especialistas e jogadores da época (muitos dos quais seus rivais russos), além, é claro, de partidas célebres selecionadas de Fischer (com links para as mesmas no site chessgames.com), o livro de Melo (agora em versão digital), na sua linguagem que lhe é peculiar, há de agradar ao seu público, quem sabe contribuindo para despertar neste também uma admiração especial por aquele que, para muitos, foi o maior enxadrista da história!

Trecho da Introdução:

“Quando Bobby Fischer diz que o xadrez é vida, eu me emociono, porque não existe definição mais precisa e completa. E com o passar do tempo fui descobrindo, dia após dia, que o xadrez é mesmo a poesia da mente! Quando jogamos, nossa mente se desdobra, torna-se ativa, pulsante, vigilante. E nesse conjunto, resta lugar para a poesia, que é a expressão maior de uma mente lúcida, terna e saudável.

Se você estudar as partidas de Fischer com mais atenção, capricho, dedicação, verá que existem versos em lugar de lances, tal a beleza do cálculo que ele impõe a algumas de suas jogadas mais marcantes. Eu fui de uma felicidade sem par quando descobri a importância de Fischer para o xadrez. E hoje, no crepúsculo do meu inverno, posso afirmar com segurança que, no xadrez, Bobby Fischer é a poesia da mente!”

Fernando Melo

♚♕♝♘♜♙

Autor: Rewbenio Frota

Engenheiro por formação e afinidade, escritor e enxadrista por devoção e teimosia. Alguém que deseja aprender (e ensinar aos meus filhos) como podemos viver bem neste mundo que muda a cada momento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *