Páginas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Série 'Posições Famosas do Xadrez'




Posições publicadas até o momento. Sugira a próxima!

Alguns já devem ter percebido que, ultimamente, um certo padrão de postagens vem aparecendo aqui no LQI, sempre sob o marcador 'Posições Famosas do Xadrez'.

A ideia é apresentar ao jogador iniciante, ou ao mero curioso sobre o jogo, aquelas posições de importância histórica, seja pela beleza dos lances, da combinação arrematadora, da partida em que ela apareceu ter sido decisiva num campeonato mundial, por exemplo, e assim por diante. Motivos não faltam para tornar uma posição famosa. E isso gera uma dificuldade: sob que ótica julgar a fama de uma dada posição?

Até agora venho seguindo o caminho mais fácil, escolhendo algumas 'unanimidades', como as posições-chave da 'Partida Imortal' e da 'Sempreviva', ou da histórica vitória de Botvinnik sobre Capablanca em 1938. Aliás, me parece que as derrotas de Capablanca, de tão raras e tão comentadas, são candidatas naturais para este projeto e, das cinco publicadas até agora, já temos duas na qual o grande cubano Campeão do Mundo teve que inclinar seu Rei! Não vão pensar que é falta de admiração por ele, mas uma incomum oportunidade de homenagear e enaltecer mostrando, também, as derrotas!

Não existe ordem entre as posições, ainda que, inicialmente, eu tenha tentado a pesquisa com partidas mais antigas, que há mais tempo adquiriram sua fama e das quais é mais fácil encontrar referências. Não impede que uma partida recente apareça numa das próximas postagens.

E por que posições e não a partida completa? Bem, isso pode ser explicado de várias formas, a primeira é o tamanho de uma postagem, que não convém ser muito longa, pois dificilmente será lida até o final. Além disso, meu parco conhecimento do jogo não me permitiria jamais publicar partidas comentadas de mestres, tampouco vejo graça em copiar dos livros ou usar computadores. Em suma, o formato me parece ideal para o blog. Sempre deixo links para aqueles que quiserem ver a partida completa e enriquecer os conhecimentos.

Termino convidando os leitores do LQI para deixar comentários com posições que julguem interessantes para constar desta série. Obrigado!

Postagens já publicadas:

Nenhum comentário: