Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Neri, o nosso 'Highlander', ganha Panamericano Sênior




Neri em ação (foto do acervo LQI)
Embora o LQI já não comente mais tanto sobre resultados de torneios, eu não poderia deixar de comentar o resultado do nosso amigo Neri Silveira no Campeonato Panamericano Sênior de Xadrez, que, desta vez, também valeu o título do Campeonato Brasileiro Sênior. Neri foi o campeão isolado e o RN ainda fez o vice-campeão, MF Máximo Macedo. Os dois vão para o mundial da categoria no ano que vem! Um ótimo resultado para o xadrez potiguar, aliás Natal sediou o evento! 

Neri tem uma longa história de sucesso no xadrez brasileiro, ele que é vitorioso pelo menos desde 1965, ano que que conquistou seu primeiro título estadual no Rio Grande do Sul! Foi campeão estadual também no Rio de Janeiro e, nos últimos anos, fixou-se em Natal e tem jogado ativamente, sendo um dos maiores vencedores da história recente dos campeonatos estaduais do RN, sendo inclusive o atual campeão!

Neri é um mestre do jogo, apesar de faltar-lhe o título oficializado. Ele próprio não quer solicitar seu título de MN (mestre nacional) e ficou há apenas 7 pontos de rating FIDE para ser MF (mestre fide). A meu ver, qualquer um campeão de vários estados, vencedor desde a década de 60, mantendo ELO acima de 2200 há pelo menos 10 anos (deve ter muito mais tempo com força acima disso), já deveria ter sito titulado pela CBX, ainda que o próprio se opusesse.

Ultimamente, Neri tem contribuído ativamente na organização dos fortes Torneios Ativos do Clube de Xadrez Móvel de Natal que tem sido realizados em Natal no bairro de Potilândia (mais informações AQUI) e que tem contado com a presença de MI´s e MF´s da cidade e vizinhanças e distribuem boa premiação em dinheiro. Também é cadeira cativa nos torneios do NEM, em Macaíba.

2 comentários:

Neri Silveira disse...

gostei da menção ao Clube de Xadrez Móvel de Natal (aliás, você poderia substituir o link por este aqui?:
http://nerisilveiraxadrez.wix.com/torneio-ativo) - o resto é coisa de amigo!

Rewbenio disse...

OK Neri, feito!