sábado, 6 de julho de 2013

Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2013 - em andamento!




Na tarde deste sábado chuvoso na capital potiguar, arrumei um tempinho para visitar o Aberto do Brasil Xadrez Potiguar 2013, cuja quarta rodada estava para começar. Como este ano não teve o tradicional Magistral RN, que passa a ser bianual, o Aberto XP é o mais importante torneio aberto do ano no RN até o momento! 

O torneio deste ano está cheio de caras novas, com muitos jovens empolgados com seus bons resultados nos torneios estudantis. Essa é a única forma que perpetuar o xadrez, ampliar seu alcance e formar bons jogadores: estimular as novas gerações! Especialmente me chamou a atenção o elevado número de enxadristas do sexo feminino na competição (17 competidoras num total de 92 jogadores).

O torneio tem representantes internacionais! Adriano Gillardone, forte participante italiano que está passando férias em Natal e tem sido presença constante nos torneios da ADX, do NEM e do Clube Móvel de Xadrez de Natal, além de outros participantes de mais 8 estados brasileiros (excetuando, é claro, o RN).

Só vi o princípio das partidas. Quando saí, ainda não havia nada muito decidido nas primeiras mesas, apesar de algumas já estarem em estágio avançado de decisão nas mesas inferiores. Achei interessante o aproveitamento de um detalhe tático que fez o MF Iack na mesa 2, jogando de negras, na posição abaixo:

Negras jogam e obtém vantagem.
Olhando, agora, os resultados da rodada no chess-results, além dos favoritos por ordem de titulação e rating,  impressiona o torneio de Vitor Firmo que lidera com um Rp de 2931 até o momento e que bateu na terceira rodada o MF Paulo Jatobá de negras. Além dele, destacam-se Márcio Jordão, que venceu mais uma e está com um Rp de 2425 (3,5 pontos) e Diogo Roger com 3,5 pontos e um Rp de2390!

Vale a pena ficar de olho no desenrolar do evento com as duas rodadas finais neste domingo 7/7/13!

Nenhum comentário: