sexta-feira, 29 de março de 2013

R12: Kramnik é líder em Londres!





Hoje aconteceu algo raro, uma derrota de Magnus Carlsen de brancas! Aliás, foi a primeira derrota dele no ano, apesar de já ter passado perto algumas vezes neste Torneio de Candidatos que se realiza em Londres até a próxima segunda-feira.

Um torneio desse nível, onde teoricamente o mais 'bobinho' tem 2740 de rating FIDE (Gelfand, atual vice-campeão do mundo), não é fácil nem para Magnus. Hoje, na 12ª rodada, a combinação de resultados tirou a liderança de Carlsen e passou-a para as mãos do outro favorito, Vladimir Kramnik (ex-campeão mundial, o que tirou o título de Kasparov!). Kramnik derrotou o que vinha na vice-liderança, Levon Aronian; e o líder, Carlsen, foi derrotado pelo imprevisível Ivanchuk (que vinha como o 'lanterninha' do evento devido principalmente a sua conhecida dificuldade de controlar bem seu tempo, que hoje não se manifestou contra Carlsen). Aliás, no decorrer desse evento, Carlsen enfrentou dificuldades maiores justamente contra Kramnik e Ivanchuk.

Aronian fez uma primeira metade forte, mas algo mudou em sua cabeça, e já foram 3 derrotas na segunda metade! Ele está praticamente sem chances, apesar de ainda estar em terceiro.
Kramnik, ao contrário, fez uma primeira metade só de empates, desperdiçando alguns pontos quase ganhos, mas agora no returno do torneio, já são 4vitórias! Carlsen parecia estar com tudo sob controle, mas com Kramnik jogando assim, essa derrota de hoje pode ter sido decisiva para seu torneio.


O gráfico acima demonstra o incrível ritmo que Kramnik vem conseguindo impor na metade final do Torneio de Candidatos. Agora faltam somente duas rodadas, vejamos contra que cada um dos dois favoritos vão enfrentar:
  • 13ª RODADA (31/03/2013): Kramnik x Gelfand (empataram na primeira metade) e Radjabov x Carlsen (empate na primeira metade, com Carlsen tendo passado maus momentos de brancas).
  • 14ª RODADA (01/04/2013): Ivanchuk x Kramnik (empataram na primeira metade, mas Ivanchuk é imprevisível, para melhor ou para pior!) e Carlsen x Svidler (vitória de Carlsen com negras na primeira metade).

A única chance de Carlsen se manter vivo é vencer suas próximas duas partidas e torcer pelo menos por um
empate de Kramnik, desta forma o critério de desempate por ainda beneficiar o número 1 do mundo (maior número de vitórias).

Sumário até a 12ª rodada:

  • Kramnik 8,0/12; +4 -0 = 8; Rp = 2914
  • Carlsen 7,5/12 +4 -1 = 7 Rp = 2870
  • Aronian 6,5/12 +4 - 3 = 5 Rp = 2813
Amanhã, 30/03/2013, é dia de descanso. Será um dia para colocar a cabeça no lugar. Para Carlsen só a vitória interessa. Para Kramnik, vencer domingo pode garantir a vaga de desafiante ao título mundial mais uma vez!

Nenhum comentário: