domingo, 9 de setembro de 2012

Wanessa é WGM (segundo o chess-results)




WFM (em breve WGM) Wanessa Feliciano em ação em Instambul 2012
Ao final da Olimpíada Internacional de Xadrez realizada em Instambul, a mestre FIDE (WMF) Wanessa Feliciano comemora um excelente desempenho: +5 = 4 (sem contar o ponto de W.O. da primeira rodada). No caminho ela empatou com a estrela russa, atual campeã europeia, a WGM/MI Valentina Gunina (2507), além de vencer outra WGM, 3 WIM´s e uma WMF. Wanessa conseguiu a norma de Grade Mestre Internacional Feminina (WGM), pois marcou os necessários 7 pontos em 9 partidas contra uma oposição média de 2208 pontos, perfazendo um Rp de 2428.

Segundo a FIDE, porém,  uma norma de WGM em 9 partidas da Olimpíada conta como uma norma de 20 partidas (norma dupla). Inclusive, o site oficial de resultados mostra Wanessa já tendo alcançado o título de WGM diretamente, como se vê abaixo:

Resultados de títulos obtidos na Olimpíada de Xadrez 2012 (torneio feminino).
Bom, ainda estou meio na dúvida se é título direto ou "apenas" a norma dupla de WGM, mas o desempenho da brasileira foi muito bom, certamente aparecerão muitos convites internacionais para ela a partir de agora e, caso necessário, a norma final não tardará a chegar.

Quanto ao ELO FIDE, Wanessa deve ganhar 34 pontos que, na lista de outubro próximo, devem-se somar ao atual 2234 (lista de setembro). Wanessa chega, assim, aos 2268 ultrapassando a marca história da WMI Tatiana Ratcu como o maior ELO da história do xadrez feminino nacional.

Nenhum comentário: