sábado, 14 de janeiro de 2012

Entrevista com MF Felipe Fernandes




O primeiro entrevistado deste blog é o MF Felipe Fernandes, enxadrista cearense hoje radicado no RN, que aceitou gentilmente o convite para responder algumas perguntas.

MF Felipe Fernandes em ação no Torneio de Xadrez de Natal 2011
Felipe é um excelente exemplo duma categoria de jogadores que alcançou excelência no jogo e, paralelamente, sucesso noutra carreira: além de MF, ele é doutor em Engenharia Civil, profissão que exerce. Sendo assim, ele representa também um exemplo para uma grande quantidade de jogadores que tem uma profissão convencional mas almeja também um alto grau de conhecimento e habilidade no jogo, arte, ciência.

Qual seu primeiro contato com o xadrez?
MF Felipe: Foi na família. Eu tinha dois tios que jogavam xadrez e me ensinaram.

Com qual idade aprendeu a mover as peças?
MF Felipe: Com 10 anos.

Quando começou a participar de torneios?
MF Felipe: 14 anos, o Fórmula X no BNB clube de Fortaleza.

Gosta mais de treinar com livros ou com computadores?
MF Felipe: Mais com computadores porque o material é mais vasto, mas procuro complementar com livros.

Você indica algum site onde há material de estudo disponível ou uma sala online com jogadores fortes para treinar?

Quais suas principais vitórias em torneios oficiais? Quais torneios importantes você ganhou ou se destacou?
MF Felipe: Tive vitórias em campeonato cearense absoluto, blitz e por equipes. Ganhei alguns torneios abertos. Nos torneios do SESI venci um brasileiro e tive um 3º no mundial. (nota no blog: Felipe foi Campeão Cearense Absoluto de Xadrez em 2005).

Qual sua partida própria preferida? E qual a preferida de outros jogadores?
MF Felipe: Não tenho uma preferida. Gosto de partidas que envolvem exploração de debilidades, de planos de ataque e de finais bem jogados. Não gosto das partidas com sutilezas posicionais demais, nem com ataques pirotécnicos.

Quem venceria em 1975, Karpov ou Fischer?
MF Felipe: Posso especular que seria o Fischer pelo que ele fez em 1971, mas eu não conheço o nível do Karpov em 1975 e acho que deve ser levado em conta o tempo que Fischer estava parado, então é difícil responder com convicção.

Qual jogador você admira?
MF Felipe: Uma grande lista. Menciono a seguir alguns: Carlsen, Kasparov, Topalov, Karpov, Fischer, Botvinik, Capablanca.

Ele não quis mencionar uma partida própria, mas coloco uma aqui que, a meu ver, honra bem suas habilidades no xadrez, na qual ele vence o forte enxadrista Neri Silveira:


Nenhum comentário: