Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Um enxadrista brasileiro em Edimburgo




Estava sumido por alguns dias neste blog, mas por um bom motivo: estive a trabalho em Edimburgo, Escócia, e não perdi a chance de conhecer algo sobre o xadrez de lá.


O Clube de Xadrez de Edimburgo não é o único dedicado ao xadrez na cidade, mas é o mais antigo de lá e, também, um dos mais antigos da Europa! O clube já teve várias sedes desde sua fundação, em 4/11/1822, e está na sede atual desde 1922.

Caixa de correio na porta do clube.
Fui ao clube na noite dos visitantes, terça (9/8/2011), por volta das 19:30, e já havia um outro jogador tocando a campainha do clube, mas parecia não haver ninguém lá dentro.

Conversei um pouco com ele, que se mostrou muito simpático, e fiquei sabendo que se tratava do candidato a mestre (CM) Paul Roberts. Ele estava ali naquela noite justamente para se filiar ao clube, pois queria dedicar-se mais seriamente ao jogo nesta temporada 2011/2012 (assim como no futebol, a temporada dos torneios de clubes de xadrez europeus começa no segundo semestre dum ano e só termina no ano seguinte).

A conversa com Paul estava já chegando no fatídico momento do "pois é", quando fomos salvos pela chegada do zelador do Clube, que abriu a sala de jogos e nos convidou a entrar.

A parte frontal da sala de jogos
Boletins de resultados de torneios recentes e antigos 
Há alguns quadros antigos, com cenas de xadrez
Os fundos da sala de jogos
Muitos, muitos livros (não perguntei do que se tratava a foto acima da estante)
Alguns relógios de xadrez antigos (ou até bizarros)
Depois de registrar algumas fotos, convidei o CM Roberts para algumas partidas rápidas (5 min para cada jogador) e, infelizmente, não consegui vencê-lo. Ele joga muito bem, estilo parecido com o do nosso amigo Neri Silveira. Percebi que ele tem um forte conhecimento de aberturas e joga bem rápido, o que é essencial no xadrez relâmpago.

Um visitante após perder pelo menos 7 partidas de xadrez relâmpago (foto de Paul Roberts)
Como souvenir, peguei uma cópia das regras de conduta do clube, as mesmas desde 1911.

Para quem quiser repetir a visita, o clube está situado no coração da Cidade de Edimburgo:


O endereço é Alva Street nº 1. É um prédio residencial. O clube é no primeiro andar. Existe um sistema de interfone com o nome do clube nele. Eles sugerem aos não membros fazer visitas às terças, a partir das 19:30.

Compartilhe: http://bit.ly/CXEdimburgo

5 comentários:

Ari Maia disse...

Rewbênio, você tem uma sensibilidade pra coisas boas como poucos no xadrez brasileiro. Obrigado por nos brindar com as imagens e informações. Nesse ano, 1822, o Brasil tinha acabado de fazer a sua independência.
Ari

Rewbenio disse...

Obrigado meu amigo e mestre Ari Maia. É sempre bom poder compartilhar com essa querida comunidade enxadrística as impressões que temos, sejam daqui ou de longe. Grande Abraço

Sonho disse...

Muito legal. Comecei a jogas xadrez a uns dez anos e gostaria muito de conhecê-lo.

Luiz disse...

Muito legal esse clube! Parece com o a Federação do Rio. As fotos realmente ficaram muito boas! Rewbenio, vc não tirou foto com o Paul Roberts?
abraço

Rewbenio disse...

Luiz, infelizmente não pedi ao zelador para tirar uma foto minha com o CM Roberts. O zelador era um cara meio abusado e estava perdendo para uma menininha de uns 10 anos, então não quis incomodar. hehehe