domingo, 8 de maio de 2011

Enxadristas no Brasil (2005-2010)




Há alguns meses estava para divulgar aqui um interessante estudo que fez o Prof. Ari Maia, que está em seu site Xadrez Brasil. Ele disponibilizou dados, fornecidos pela CBX, sobre cadastros de jogadores brasileiros entre 2005 e 2010.

Os números mostram crescimento da quantidade de enxadristas com cadastro (portanto participantes de competições oficiais) em praticamente todas as regiões, apesar de ainda ser um número percentual muito pequeno de adeptos do Xadrez em nosso país .

Usando a interessante ferramenta Many Eyes da IBM, coloquei os dados num formato mais interativo que permite fazer diferentes vizualizações.

Primeiro o gráfico iterativo por estado:



Nos gráficos acima, quanto mais escuro o estado, maior o número de enxadristas cadastrados. Percebe-se que o estado de São Paulo lidera com boa folga. Olhando o mapa de 2005 e o mapa de 2010, observa-se que o mais recente está, no geral, mais escuro que o de 2005, o que representa aumento no número total de enxadristas com cadastro CBX nesses últimos 6 anos.

Agora o gráfico por região:


Percebe-se que a região sudeste amplia seu domínio, mas que as demais regiões cresceram também, exceto a região Sul, com pequeno decrescimento em 2010 no número de enxadristas cadastrados.

Vamos torcer para que o crescimento continue em 2011 (e depois também).

Nenhum comentário: